Viviane Delcy da Silva da SMS de Nova Santa Rosa e Liliam de Fatima Nellessen da SMS de Londrina, únicos municipios paranaenses classificados para a 10ª EXPOEPI
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Secretaria de Saúde de Nova Santa Rosa recebe homenagem do Ministério da Saúde
Viviane Delcy da Silva da SMS de Nova Santa Rosa e Liliam de Fatima Nellessen da SMS de Londrina, únicos municipios paranaenses classificados para a 10ª EXPOEPI
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Secretaria de Saúde de Nova Santa Rosa é destaque a nível nacional e apresentará trabalho em Brasília
Entre os municípios do Brasil, Nova Santa Rosa classificou-se entre os seis melhores trabalhos realizados na categoria Inovações na gestão da vigilância de agravos e doenças não transmissíveis e na promoção da saúde.
O trabalho intitulado “Rede de vigilância de câncer de mama”, descreve a forma em que os serviços de saúde do SUS do município foram reorganizados como estratégia para a detecção precoce de câncer de mama e vigilância dos principais fatores de risco desta doença. É resultado de parceira entre setores governamentais (secretaria de saúde e ação social) não governamentais, como os clubes de mães e de mulheres do município e serviços diagnósticos e de media/alta complexidade, principalmente o Centro de Oncologia - Ceonc de Cascavel.
domingo, 7 de novembro de 2010
Cuidadores de Idosos
Arci Kreulich Donbek
Cicera dos Anjos
Cleonice Montiel Laufer
Edna Campos
Edneia Maria M. Hettwer
Elsa Runge
Emelly Daniele L. Abelhan
Fatima Canova
João Batista Vicente
Karine Zimmermann
Laudino Leske
Leoni Laufer Schaefer
Ligia Patrícia Rambo
Márcia Regina de França
Maria de Lourdes Philippsen
Marilza Dutra Barra
Raquel Solange Muller
Rosane Gonçalves dos Santos
Roseli Schrank
Rosenilda Rodrigues de Almeida
Traudi Buchholz Soga
Vanderleia Gonçalves da Silva
Vera Laufer
Zenir Teodoro de Moura
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Câncer de Mama II
Estiveram presentes no encontro cerca de 500 mulheres e todas elas montaram seu próprio chaveiro da vida, que possui uma mensagem de prevenção. A proposta é que cada mulher se torne uma multiplicadora da importância de manter os exames de detecção precoce em dia.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Campanha Câncer de Mama
Estas palestras estão sendo realizadas em todos os clubes femininos e de mães do município desde maio desde ano. O objetivo principal é sensibilizar as mulheres que quanto mais cedo se detectar alterações na mama mais fácil é o tratamento e haverá mais chances de cura. As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama realizado pelo médico ou enfermeira e a mamografia.
História familiar é um importante fator de risco para o câncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade. A idade constitui outro importante fator de risco, havendo um aumento rápido da incidência com o aumento da idade. A menarca precoce (idade da primeira menstruação), a menopausa tardia (após os 50 anos de idade), a ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e a nuliparidade (não ter tido filhos), constituem também fatores de risco para o câncer de mama.
A ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada, assim como o cigarro, é identificada como fator de risco, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior a 35 anos. Além destes, ainda estão na linha de risco as mulheres que não realizam atividades físicas regularmente, consomem muitos alimentos ricos em gordura animal e possuem profissões estressantes.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
AVISO
Não haverá atendimento médico e odontológico no dia 22 de outubro – sexta feira
Motivo: curso dos profissionais de saúde.
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Audiência Pública
Ocorreu nesta quinta (07/10) a audiência pública da Secretaria de Saúde.
Estiveram presentes o Prefeito Municipal, o Secretário Municipal de Saúde, vereadores, Presidente do Conselho Municipal de Saúde e demais membros do Conselho, o presidente do Conselho de ministros Religiosos, funcionários da secretaria e a população em geral.
Na audiência foi apresentado as receitas e despesas trimestrais dos recusos financeiros do setor. Também foi apresentado as metas pactuadas e os resultados alcançados relativas ao SISPACTO e a Programação Anual de Vigilancia em Saúde - PAVS, do primeiro semestre de 2010, bem como as ações e atividades desenvolvidas no município.
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Audiência Pública
Noedi Max Hardt, Gestor do Fundo Municipal de Saúde de Nova Santa Rosa, Estado do Paraná em conformidade com o Artigo 12 da Lei nº 8.689, de julho de 1.993, torna público e CONVIDA todas as Autoridades Municipais e toda a Comunidade interessada para participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA da Saúde.
A AUDIÊNCIA PÚBLICA será realizada a partir das 19:00 horas do dia 07 de outubro de 2010 nas dependências do Auditório Reipoldo Schweig, anexo a Secretaria de Saúde, localizado à Rua Guarani, 581, centro, nesta cidade.
Encontro de Gestantes
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Vigilância em Saúde alerta para o reaparecimento do Bicho Barbeiro!
Após a equipe encontrar o Bicho Barbeiro no município, foi realizado uma serie de ações e, entre elas, a capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias sobre este inseto, transmissor da Doença de Chagas. Nas comunidades rurais em que surgiram os vetores foram feitas borrifação e procedida a captura de animais para análise de controle sistemático ao vetor. A coleta de material para exames sorológicos somente será feita caso for encontrado um vetor infectado pelo tripanossoma cruzi. Uma equipe multidisciplinar de trabalho está envolvida na ação programada de controle à doença de Chagas, seguindo orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde
A doença de Chagas é transmitida através das fezes do Bicho Barbeiro contaminadas pelo parasita Trypanosoma cruzi, que entram na pele pela picada do inseto. Outras maneiras de adquirir a doença é manipulando a carne de caça (tatu, porco do mato), ingerindo alimentos contaminados ou da mãe para o filho pela placenta. Os sintomas da doença podem demorar de 4 a 10 dias para aparecer depois da picada e entre eles estão: mancha avermelhada parecida com um furúnculo no local da picada, inchaço nas pálpebras de um só olho, febre baixa por varias semanas, mal estar e falta de apetite. No entanto, na maioria das pessoas os sintomas passam despercebidos e a doença crônica poderá se manifestar até depois de 30 anos.
A equipe alerta a população que caso encontre um inseto parecido, capture-o, protegendo as mãos com um saco plástico e coloque-o em um potinho, caixa de fósforo ou vidro e leve até uma das Unidades Básicas de Saúde, que será encaminhado a Unidade Central para realização de analise verificando se está contaminado ou não pelo parasita.
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Encontro entre municípios
O encontro deve como objetivo realizar uma avaliação das metas pactuadas e os resultados alcançados no ano de 2009 e o primeiro semestre de 2010. Foi discutida a situação de saúde atual enfrentada pelos municípios nos diversos âmbitos: Saúde do Idoso, do Homem, da Mulher, Criança e Adolescentes; doenças emergentes e reemergentes como a Dengue, Leishmaniose, Hanseníase, Tuberculose, Malaria e Doença de Chagas. Problemas como mortalidade infantil e materna, acidentes de trabalho e as principais doenças transmissíveis e não transmissíveis.
Segundo os participantes, a reunião foi muito produtiva e importante, pois possibilitou a discussão e o planejamento de estratégias e ações para o enfrentamento de problemas comuns entre os municípios e servirá de base para a elaboração dos instrumentos de gestão para os próximos anos.
Aviso - Curso de Plantas Medicinais
Data: 22/09/2010
Horário: 08 as 17:30 horas
Local: Asmunsar
Os interessados deve fazer sua inscrição na Secretaria de Saúde com Janete ou no CRAS com a assistente Social Aline (pessoalmente ou por telefone).
O Curso será gratuito e é aberto a membros da pastoral da criança, agentes ambientais e de saúde, clube de mães, de damas, de idosos e a população em geral.
O almoço ficará por conta de cada participante.
O participantes deverão levar maços de plantas medicinais para fazer as práticas do curso.
PROGRAMAÇÃO DO CURSO BÁSICO
8h00min – Abertura
Apresentação do Projeto de Plantas medicinais na BP3;
Apresentação de vídeos sobre a utilização de Plantas medicinais de uso popular com embasamento científico;
Apresentação da relação nacional de plantas medicinais de interesse do SUS – RENISUS dando ênfase para as 18 plantas que atendem as 10 principais patologias ocorrentes na BP3;
Plantas Medicinais que podem ser Cultivadas em Quintais;
Alguns Cuidados com as Pragas;
Alguns Perigos dos Chás;
Colheita, Secagem e Estocagem de Plantas Medicinais, para uso doméstico.
10h00min – Intervalo
Oficina de reconhecimento de plantas medicinais condimentares e aromáticas na forma in natura e suas diferentes formas de utilização;
Oficina de Segurança Alimentar e Nutricional.
12h00 – Almoço
13h30min – Retorno
Oficina de preparados para cuidados básicos de higiene pessoal e do ambiente doméstico;
15h30min - Intervalo
Dinâmicas interativas de grupo com fundamentação de conceitos sócio-ambientais visando à conscientização ecológica;
Continuidade da oficina de preparados.
Avaliação do curso
17h30min – Encerramento.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
PARABÉNS
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Nova Unidade Basica de Saúde em Santa Fé
Vacinação Infantil
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Gestantes
A nutricionista Helena e fisioterapeuta obstétrica Mariana do Banco de Leite Humano de Toledo, estiveram presentes e falaram sobre amamentação e sobre o parto humanizado, exercício e massagens antes do parto que ajudam a aliviar as dores e facilitam na hora do bebê nascer.
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Campanha Vacinação Infantil
Esperamos contar com a vossa colaboração para a divulgação da Campanha, pois com a vacinação estaremos evitando que o vírus da paralisia infantil afete nossas crianças.
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Encontro de Gestantes
Campanha anti-rábica para cães e gatos
A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Vigilância Sanitária, estará realizando a campanha anti-rábica para cães e gatos gratuitamente nos seguintes dias:
• Segunda - Dia 16/08/10 (Dia todo)
Local: Planalto D´ Oeste
Horário: 08:00 ás 16:30 hs
• Terça – Dia 17/08/10 (Dia todo)
Local: Alto Santa Fé
Horário: 08:00 ás 16:30 hs
• Quarta – Dia 18/08/10 (Manhã)
Local: Vila Cristal
Horário: 08:00 ás 11:00 hs
• Quarta – Dia 18/08/10 (Tarde)
Local: Recanto Feliz (Mutirão)
Horário: 13:30 ás 17:00 hs
• Quinta – Dia 19/08/10 (Manhã)
Local: Loteamento Berlim
Horário: 08:00 ás 11:00 hs
• Quinta – Dia 19/08/10 (Tarde)
Local: BNH (Getúlio Vargas)
Horário: 13:30 ás 17:00 hs
• Sexta – Dia 20/08/10 (Dia Todo)
Local: Praça da Bíblia
Horário: 08:00 ás 17:00 hs
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Teste de orelhinha
A Secretaria de Saúde e o Hospital Lar Belém estão viabilizando para que, em breve, o teste seja feito a todos os recém-nascidos do município.
Para falar sobre a importância do teste, e como ele é realizado, estiveram nesta quinta-feira (05/08/10) a Fonoaudióloga Fabiane Acco e a Assistente Social Leoni Wames da Clinica Champagnat de Toledo realizando palestra sobre o Teste da Orelhinha para as Agentes Comunitárias de Saúde, a Equipe de Enfermagem da Secretaria de Saúde e do Hospital Lar Belém.
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Saúde do Homem
Você sabia que de cada 3 mortes de pessoas adultas, 2 são de homens? E que homens vivem 7 anos menos em media do que as mulheres?
Isto acontece porque os homens tem mais doenças do coração, câncer, colesterol elevado, diabetes, pressão alta, entre outros problemas de saúde;
Tem medo de descobrir doenças;
Acham que nunca vão adoecer e por isso não se cuidam;
Não procuram os serviços de saúde e não seguem os tratamentos recomendados;
Estão mais expostos aos acidentes de transito e de trabalho;
Utilizam álcool e outras drogas em maior quantidade
Estão envolvidos na maioria das situações de violência.
Muitas doenças poderiam ser evitadas se os homens procurassem os serviços de saúde, evitando a dor física, emocional e o sofrimento da sua família.
Pensando nisto é que a Secretaria Municipal de Saúde aderiu a Política Nacional de Saúde do Homem, do Ministério da Saúde, e quer melhorar o atendimento à saúde da população masculina. Serão realizadas campanhas voltadas para a Saúde do Homem com distribuição de cartilhas sobre prevenção de doenças e hábitos de vida mais saudáveis. Também está sendo programado um trabalho junto as empresas do município e nas escolas. Uma equipe de profissionais da Secretaria de Saúde já realizou o treinamento especifico nesta quinta (29/07) no Seminário Regional sobre Saúde do Homem em Toledo. Está sendo previsto capacitação para toda equipe da Estratégia Saúde da Família.
Abaixo fotos do seminário realizado pelo coordenador Estadual da Saúde do Homem: Rubens Bendlin, em que participaram a Enfermeira Kellem, a Tecnica de Enfermagem Loni e a Agente Comunitária Janete.