sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Vigilância em Saúde alerta para o reaparecimento do Bicho Barbeiro!


Está sendo realizado no município pesquisa de triatomíneos, mais conhecido como Bicho Barbeiro, tanto na área urbana como rural, pela equipe de Vigilância em saúde com o apoio técnico do Posto de Guaira.
Após a equipe encontrar o Bicho Barbeiro no município, foi realizado uma serie de ações e, entre elas, a capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias sobre este inseto, transmissor da Doença de Chagas. Nas comunidades rurais em que surgiram os vetores foram feitas borrifação e procedida a captura de animais para análise de controle sistemático ao vetor. A coleta de material para exames sorológicos somente será feita caso for encontrado um vetor infectado pelo tripanossoma cruzi. Uma equipe multidisciplinar de trabalho está envolvida na ação programada de controle à doença de Chagas, seguindo orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde
A doença de Chagas é transmitida através das fezes do Bicho Barbeiro contaminadas pelo parasita Trypanosoma cruzi, que entram na pele pela picada do inseto. Outras maneiras de adquirir a doença é manipulando a carne de caça (tatu, porco do mato), ingerindo alimentos contaminados ou da mãe para o filho pela placenta. Os sintomas da doença podem demorar de 4 a 10 dias para aparecer depois da picada e entre eles estão: mancha avermelhada parecida com um furúnculo no local da picada, inchaço nas pálpebras de um só olho, febre baixa por varias semanas, mal estar e falta de apetite. No entanto, na maioria das pessoas os sintomas passam despercebidos e a doença crônica poderá se manifestar até depois de 30 anos.
A equipe alerta a população que caso encontre um inseto parecido, capture-o, protegendo as mãos com um saco plástico e coloque-o em um potinho, caixa de fósforo ou vidro e leve até uma das Unidades Básicas de Saúde, que será encaminhado a Unidade Central para realização de analise verificando se está contaminado ou não pelo parasita.


José Roberto Garai
Vigilância sanitária





















Um comentário:

  1. achamos dois barbeiro tipo terceiro da foto no municipio de grangeiro no sitio serra nova e nao sabemos como procedir

    ResponderExcluir