sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Cuidado: a dengue pode estar bem perto de você

A equipe de Vigilância Sanitária e o PNCD – Programa Nacional de Combate a Dengue está orientando novamente toda a população sobre o eminente risco de nova epidemia de dengue em nosso município.
Ainda não foi notificado nenhum caso, mas de acordo com o Coordenador do PNCD e Vigilância Sanitária, Zinho, “nessas primeiras semanas de 2010, encontramos muitos focos do mosquito transmissor da dengue e com o clima favorável, chuva e calor, aumenta muito as chances de termos casos positivos no município”.
Pede-se que a população colabore fazendo cada um a sua parte, mantendo o quintal limpo, evitando qualquer acumulo de água, pois o mosquito tem preferência por água limpa e parada. Lembrando também que os ovos do mosquito vivem 450 dias sem contato com a água.
O coordenador do PNCD ainda acrescenta que nos locais que forem encontrados focos, será lavrado auto de advertência e se a pessoa for reincidente será aplicada multa.

Veja as fotos das atividades realizadas pela equipe do PNCD contra a dengue:











Programa Bolsa Familia



O município de Nova Santa Rosa está entre os primeiros lugares na relação dos municípios paranaenses no aspecto do acompanhamento do estado nutricional das famílias cadastradas no Programa Bolsa Família, segundo a Coordenação-Geral de Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde registrou, em dezembro de 2009, o acompanhamento do estado nutricional de 100% das famílias a serem acompanhadas, ficando em primeiro lugar na lista do PBF para a região oeste do Paraná.

Este resultado se deve principalmente ao trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde, que realizam o acompanhamento das famílias beneficiarias, monitoram o calendário de vacinação, as consultas de pré-natal das gestantes, o desenvolvimento de crianças menores de 7 anos e auxiliam na vigilância alimentar e nutricional.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Nova Lei Antifumo


O Departamento de Vigilancia em Saúde está visitando todos os estabelecimentos comerciais, a fim de esclarecer dúvidas dos proprietários quanto a Lei Antifumo Nº 16.239 DE 29/09/2009, que prevê penalidade para os estalecimentos de uso coletivo e fechado que permitam que os clientes fumem.
A lei antifumo no Paraná entrou em vigor em novembro do ano passado. Desde então, a prefeitura vem realizando palestras e visitas para conscientizar a população. Na primeira etapa foi realizado um trabalho de orientação e capacitação para os profissionais da saúde que trabalham diretamente com a fiscalização dos locais e agora eles estão orientando os proprietários dos estabelecimentos.
Os estabelecimentos estão recebendo cartazes com a orientação de “Paraná Livre da fumaça do Tabaco” e com números de telefones dos órgãos de denúncia e valor de multa. Em caso de descumprimento, a legislação prevê multa aos proprietários de 100 UPF – Unidade de Padrão Fiscal/Pr).
As denúncias podem ser feitas pela população diretamente na Secretaria de Saude.