quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Câncer de Mama II

Para complementar o ciclo de palestras sobre a Saúde da Mulher com ênfase sobre o câncer de mama, que estão sendo realizadas nos clubes de mães do municio pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Ação Social, foi realizado no dia 30/09/10 a oficina do Chaveiro da Vida, durante o encontro dos Clubes Femininos.
Estiveram presentes no encontro cerca de 500 mulheres e todas elas montaram seu próprio chaveiro da vida, que possui uma mensagem de prevenção. A proposta é que cada mulher se torne uma multiplicadora da importância de manter os exames de detecção precoce em dia
.

cerca de 500 mulhres estiveram presentes
a enfermeira Viviane coordenou a oficina

Presidentes dos Clubes de mães com o Prefeito, primeira dama e Secretário de Saúde

Cada mulher confeccionou seu chaveiro




quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Campanha Câncer de Mama






Dando continuidade ao Programa de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer de Mama, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde e Ação Social, foi realizado sábado (16/10) em Planalto do Oeste e ontem (19/10) no distrito de Santa Fé, palestra com a enfermeira Viviane sobre os fatores de risco para este tipo de câncer e a importância de se realizar os exames como mamografia periodicamente.
Estas palestras estão sendo realizadas em todos os clubes femininos e de mães do município desde maio desde ano. O objetivo principal é sensibilizar as mulheres que quanto mais cedo se detectar alterações na mama mais fácil é o tratamento e haverá mais chances de cura. As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama realizado pelo médico ou enfermeira e a mamografia.



Fatores de Risco:
História familiar é um importante fator de risco para o câncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade. A idade constitui outro importante fator de risco, havendo um aumento rápido da incidência com o aumento da idade. A menarca precoce (idade da primeira menstruação), a menopausa tardia (após os 50 anos de idade), a ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e a nuliparidade (não ter tido filhos), constituem também fatores de risco para o câncer de mama.
A ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada, assim como o cigarro, é identificada como fator de risco, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior a 35 anos. Além destes, ainda estão na linha de risco as mulheres que não realizam atividades físicas regularmente, consomem muitos alimentos ricos em gordura animal e possuem profissões estressantes.




terça-feira, 19 de outubro de 2010

AVISO


Não haverá atendimento médico e odontológico no dia 22 de outubro – sexta feira
Motivo: curso dos profissionais de saúde.

A administração municipal

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Audiência Pública





Ocorreu nesta quinta (07/10) a audiência pública da Secretaria de Saúde.


Estiveram presentes o Prefeito Municipal, o Secretário Municipal de Saúde, vereadores, Presidente do Conselho Municipal de Saúde e demais membros do Conselho, o presidente do Conselho de ministros Religiosos, funcionários da secretaria e a população em geral.


Na audiência foi apresentado as receitas e despesas trimestrais dos recusos financeiros do setor. Também foi apresentado as metas pactuadas e os resultados alcançados relativas ao SISPACTO e a Programação Anual de Vigilancia em Saúde - PAVS, do primeiro semestre de 2010, bem como as ações e atividades desenvolvidas no município.


terça-feira, 5 de outubro de 2010

Audiência Pública

Edital de Convocação para Audiência Pública


Noedi Max Hardt, Gestor do Fundo Municipal de Saúde de Nova Santa Rosa, Estado do Paraná em conformidade com o Artigo 12 da Lei nº 8.689, de julho de 1.993, torna público e CONVIDA todas as Autoridades Municipais e toda a Comunidade interessada para participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA da Saúde.
A AUDIÊNCIA PÚBLICA será realizada a partir das 19:00 horas do dia 07 de outubro de 2010 nas dependências do Auditório Reipoldo Schweig, anexo a Secretaria de Saúde, localizado à Rua Guarani, 581, centro, nesta cidade.

Encontro de Gestantes


AVISO

Sexta dia 08 de outubro de 2010, as 14 horas haverá encontro de gestantes no CRAS - Centro de Referencia de Assistencia Social, em frente ao hospital.

Todas as gestantes estão convidadas.

O tema deste encontro será o banho do bebê e primeiros cuidados com o recém-nascido como o curativo do umbiguinho.

Esperamos contar com a presença de todas!


Enfemeira Viviane

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Vigilância em Saúde alerta para o reaparecimento do Bicho Barbeiro!


Está sendo realizado no município pesquisa de triatomíneos, mais conhecido como Bicho Barbeiro, tanto na área urbana como rural, pela equipe de Vigilância em saúde com o apoio técnico do Posto de Guaira.
Após a equipe encontrar o Bicho Barbeiro no município, foi realizado uma serie de ações e, entre elas, a capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias sobre este inseto, transmissor da Doença de Chagas. Nas comunidades rurais em que surgiram os vetores foram feitas borrifação e procedida a captura de animais para análise de controle sistemático ao vetor. A coleta de material para exames sorológicos somente será feita caso for encontrado um vetor infectado pelo tripanossoma cruzi. Uma equipe multidisciplinar de trabalho está envolvida na ação programada de controle à doença de Chagas, seguindo orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde
A doença de Chagas é transmitida através das fezes do Bicho Barbeiro contaminadas pelo parasita Trypanosoma cruzi, que entram na pele pela picada do inseto. Outras maneiras de adquirir a doença é manipulando a carne de caça (tatu, porco do mato), ingerindo alimentos contaminados ou da mãe para o filho pela placenta. Os sintomas da doença podem demorar de 4 a 10 dias para aparecer depois da picada e entre eles estão: mancha avermelhada parecida com um furúnculo no local da picada, inchaço nas pálpebras de um só olho, febre baixa por varias semanas, mal estar e falta de apetite. No entanto, na maioria das pessoas os sintomas passam despercebidos e a doença crônica poderá se manifestar até depois de 30 anos.
A equipe alerta a população que caso encontre um inseto parecido, capture-o, protegendo as mãos com um saco plástico e coloque-o em um potinho, caixa de fósforo ou vidro e leve até uma das Unidades Básicas de Saúde, que será encaminhado a Unidade Central para realização de analise verificando se está contaminado ou não pelo parasita.


José Roberto Garai
Vigilância sanitária